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21 jan

Novos acessos do Porto Maravilha

 

Outrora uma área pouco considerada em planos urbanísticos da cidade do Rio de Janeiro, a região portuária é hoje palco de um dos maiores projetos de requalificação urbana em atividade no mundo: a Operação Urbana Porto Maravilha. Trata-se de um conjunto de ações que já está modificando o perfil de uma área de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados com obras de infraestrutura e novos empreendimentos imobiliários públicos e privados.

Com a abertura de novas ruas e vias expressas e a melhoria do fornecimento de serviços de energia e telecomunicações, o Porto Maravilha atingiu recentemente o ápice de seu redesenvolvimento com a implosão de um trecho de 1.050 metros do Elevado da Perimetral – um marco na retomada do desenvolvimento da zona portuária.

Trecho demolido do Elevado da Perimetral. Imagem:G1

Para garantir que a interdição da Perimetral e da Avenida Rodrigues Alves não trouxesse problemas ao fluxo de veículos da região central da cidade, um novo esquema de trânsito foi concebido.O novo esquema foi baseado na capacidade de absorção da Via Binário do Porto e na reorganização de diversas linhas de ônibus, além de incluir via alternativas em bairros próximos como São Cristóvão e Benfica. Juntamente com outras vias importantes, como Avenida Brasil, Linha Vermelha, Radial Oeste e os túneis para a Zona Sul, o novo esquema de trânsito obteve sucesso em evitar maiores problemas e atender a demanda da população que circula pelo Centro.

Túneis da Via Binário do Porto que liga a Praça Mauá à Av. Francisco Bicalho. Foto G1

Rotas alternativas. Imagem G1

Em breve, outros fatores, como a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e a reabertura da Avenida Rodrigues Alves, trarão ainda mais opções de mobilidade ao Porto Maravilha, tornando-a dinâmica e integrando-a às demais regiões da cidade como um dos motores do crescimento econômico do Rio de Janeiro.

O pioneiro do Porto Maravilha

Neste contexto de novas oportunidades de investimentos geradas pelo projeto Porto Maravilha, o Port Corporate Tower http://www.portcorporate.com.br/ desenvolvido pela Tishman Speyer e comercializado pela CBRE, destaca-se como o pioneiro entre os projetos privados da região e se ergue como um dos marcos iniciais da materialização da nova zona portuária do Rio. Com entrega prevista para o primeiro trimestre de 2014, o Port Corporate Tower já é realidade no cenário urbano carioca como o primeiro edifício corporativo Triple A do porto.

Fachada do Port Corporate Tower

Localizado em um terreno de 13.000 m², a torre possui 22 andares, sendo 18 andares exclusivamente de escritórios corporativos, que apresentam um novo padrão de qualidade em termos de tecnologia e sustentabilidade, com o que há de mais moderno no mercado.

O Port CorporateTower oferece uma das mais amplas vistas de todo o Rio de Janeiro, um panorama de 360 graus, que inclui cartões postais como a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Com área locável de 35.765 m² e dividida em lajes flexíveis de mais de 2.000 m², o edifício ainda oferece auditório, um andar de uso comum com academia e restaurante, estacionamento descoberto e deck park com 03 pavimentos de estacionamento coberto, totalizando 562 vagas.

Todo o desenvolvimento do empreendimento visa obter o selo LEED GOLD CS 3.0 (Leandership in Energy and Environmental Design), concedido pelo Green Building Council dos Estados Unidos.

O empreendimento está localizado na Avenida Rio de Janeiro, 555, um ponto bastante acessível a todas as regiões da cidade, com grande oferta de transporte, a poucos minutos dos aeroportos internacional e doméstico. Uma estação do BRT (Bus Rapid Transit) e uma estação do VLT (veículos leves sobre trilhos), que interliga o edifício ao metrô, estarão próximas ao empreendimento.

Está prevista a construção pela Tishman Speyer de uma via de acesso de pedestres e bicicletas entre o empreendimento e a rodoviária Novo Rio, facilitando ainda mais o transporte e a circulação das pessoas.

Localização

 

 

 

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